top of page

Dia Internacional da Mulher

Conheça a história que originou a data celebrada em 8 de Março!



Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.


De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908, onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país. Em agosto de 1910, a jornalista e política Clara Zetkin propôs a realização anual de uma jornada pela igualdade de direitos das mulheres, sem uma data específica.


Vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que mataria 146 pessoas, dessas quais 129 mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.


O verdadeiro 8 de março surgiu com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, o que aconteceu em 8 de março de 1917.

Também nas primeiras décadas do século, as mulheres começam a lutar pelo direito ao voto e à participação política.

A Organização das Nações Unidas somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1975.


Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização sobre a importância das mulheres em todas as sociedades.


Homenageamos todas as mulheres que lutam todos os dias por seus sonhos, suas famílias e que tem dentro de si uma força e também uma delicadeza, que merecem ser celebradas todos os dias! 🌹❤️


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page